quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Torneio Interno ANAM


Irá decorrer no Pavilhão da Escola Sec. da Ramada - Odivelas, no próximo dia 12 de Dezembro o habitual Torneio de Inverno da ANAM.


Neste torneio poderão de deverão participar todos os associados, e desde já aproveito para convidar todos os interessados a assistir e a participar.

OSS

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estágio de Outono JKA

No passado fim-de-semana, decorreu em Almada e em Odivelas o estágio de Outono da JKA, onde esteve presente o Sensei Ogura (7º DAN JKA).


Neste estágio, mais uma vez esteve representado o CKS de Abrantes.
O estágio correu bem, na generalidade e foi bastante produtivo em termos técnicos.
Esperemos que no Estágio de Primavera da JKA tenhamos mais representações do CKS de Abrantes.
Um forte abraço a todos.
OSS

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O karaté e as crianças...

Quantas e quantas vezes, em crianças, muitos de nós vimos aqueles filmes que davam no cinema de karaté e imaginavamos fazer todas aquelas técnicas? Pois é; pelo menos comigo foi assim. Uma das coisas que me dá mais prazer num treino é ver todas aquelas crianças a iniciarem-se no karaté. Aquelas técnicas desajeitadas e sem qualquer tipo de coordenação, mas não deixam de tentar. Adoro ver quando respondem inocentemente ao Mestre que não são capaz de fazer isto ou aquilo, mas não desistem... é essa a essencia do karaté...
O Karaté, na minha opinião, desenvolve todas as capacidades das crianças e aumenta a sua auto-confiança e concentração. Porque não experimenta a trazer o seu filho/a a um treino? Vai ver que vai gostar. Quando após aquela primeira aula em que apender a "dar uns murros e uns pontapés", como muitos dizem, mas saem de lá com aquele brilho especial nos olhos... é lindo...

Aproveitem e apareçam...

Ricardo Silva
CKS Abrantes

Imagem do blog "A Tartaruga Celeste" de um grande colega de treino - o Luis.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estágio de Outono JKA

Está aí o Estágio de Outono da JKA-Portugal.

Desta vez, quem nos brinda com a sua presença é o Sensei Ogura.


As inscrições estão abertas até dia 25 de Outubro.
OSS

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Inicio da Época 2010/2011

Comessa hoje a nova época para o CKS Abrantes. Infelizmente ainda não podemos treinar no nosso "cantinho", mas vamos treinar no CKS do Sardoal, que nos recebe sempre com a maior das amizades e companheirismo.
Com o inicio desta época desportiva, estamos todos espectantes e a perguntar-mo-nos a nós mesmos "Como será esta época? Teremos colegas novos? Será que vamos estar todos juntos de novo?"
São perguntas normais, mas espero ter respostas para elas logo, logo...

Gostaria, para finalizar, de desejar uma boa época desportiva a todos e que este ano, corra ainda melhor que a época passada, com todos os sucessos desportivos e pessoais que todos desejamos.

Um grande abraço.

OSS

terça-feira, 20 de julho de 2010

A origem da Espada do Samurai



Ao contrário do que muita gente julga, o karaté, teve a sua origem nos antigos Samurais. O karaté Shotokan, no nosso caso em particular, não é practicado com quaquer tipo de armas, pois karaté-do significa "caminho da mão vazia", mas isso não é 100% realidade. Passo a explicar:


Katana (刀) é o sabre longo japonês, arma padrão dos samurais. Tem gume apenas de um lado e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi (脇差), uma espada curta, usada principalmente em combates a muito curta distância. A katana era usado em campo aberto, enquanto o wakizashi servia para combate no interior de edifícios. O conjunto das duas armas chama-se daisho (大小), literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando o seu prestígio social e honra pessoal.
A diferença básica entre as três armas do samurai (katana, wakizashi e tanto), era o tamanho, tendo a katana um comprimento de 60 a 75 cm de lâmina (hamon), a wakizashi entre 45 a 59 cm e o tanto com comprimento entre 30 a 44 cm. Cada samurai escolhia as espadas de acordo com as suas preferências, tanto em termos de forja quanto em termos de comprimento e curvatura da lâmina.
O daisho não era, geralmente, composto por uma katana e um wakizashi identicos. A situação mais vulgar era o samurai adquirir a katana num mestre armeiro e o wakizashi noutro, muitas das vezes com um intervalo de tempo considerável entre as duas aquisições, devido ao valor das boas katanas ser bastante elevado para a época. Por essa razão, é muito raro encontrar-se um daisho composto por duas peças idênticas, atingindo valores muito elevados quando é esse o caso.
A katana era a alma do samurai. Durante a maior parte da história do Japão, só a um samurai era permitido ter uma espada. Se um camponês tivesse uma espada, era razão suficiente para um samurai o matar e tomar posse da sua espada, depois da proibição promulgada no inicio do período Edo. Um ronin (um samurai sem senhor) pobre era, muitas vezes, obrigado a vender as suas espadas. Era, então, considerado um "sem alma" aos olhos de um samurai.
O conceito da "alma do samurai" tem as suas raizes no período Tokugawa, uma ditadura feudal estabelecida por Tokugawa Ieyasu e governada pelos shoguns da familia Tokugawa. Enquanto que sempre houve a reverência pela espada, o conceito da "alma do samurai" aparece por necessidade dos shoguns darem ofertas de alto valor aos seus altos dignatários e nobres. Tornou-se, então, tradição os daimyo e os shogun (e os membros das suas familias) trocarem ofertas de espadas em ocasiões especiais, como casamentos e nascimentos.
A habilidade de julgar uma espada em função do período, fabricante e qualidade tornou-se importante, pois permitia apreciar condignamente uma lâmina. Espadas mais antigas feitas por armeiros honrados eram então reservadas para ofertas muito especiais, particularmente ao shogun e sua famila ou do shogun a alguém que tivesse um mérito especial.



A imagem representada em cima, mostra uma espada Samurai, alusiva ao estilo Shotokan e a por baixo, mostra os detalhes da espada.



"A espada não é a alma do samurai.A alma do samurai é que é a espada!"

Mestre Akira Tsukimoto



Deixo-vos aqui um video que está em Japonês, mas demonstra o poder da espada, pois estas até conseguem cortar uma bala de pistola ao meio, sem ficarem com qualquer tipo de dano. Vale a pena ver.



Espero que tenham gostado e caso entendam que algo não está correcto ou queiram acrescentar alguma informação, comentem que eu publico.
OSS

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Para reflectir...

"O objectivo do Karate não passa pela vitória ou pela derrota mas sim pelo aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes"

Sensei Ginchin Funakoshi