sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Karaté na Praia


A ANAM, vai organizar integrado no estágio de Inverno, uma aula de Karate na praia de Carcavelos no próximo dia 15 de Janeiro de 2011.Esta nossa iniciativa, pretende estimular a prática de desporto não só nos espaços de “conforto”, mas também em locais mais agrestes.Neste caso a Praia de Carcavelos irá receber algumas centenas de praticantes e suas famílias que pretendemos “conquistar" para a prática de desporto informal ao ar livre.A ANAM, pretende com esta iniciativa criar laços entre os praticantes e suas famílias. Em princípio vamos ter dois autocarros da C. M. de Odivelas, esperamos e desejamos que não sejam suficientes e tenhamos que levar os nossos carros.A partida para a praia faz-se às 9h00, de Sábado dia 15 de Janeiro, da Escola Secundária da Ramada. O início da aula em Carcavelos será às 10h00 finalizando às 11h30.Nesta aula vamos todos de fato de treino e ténis, caso chova devemos levar também capa para a chuva e uma muda de roupa.
No dia 16, Domingo à tarde, às 16h30, faremos a entrega de diplomas a todos os participantes no estágio.Mais informações através dos canais habituais ou junto do instrutor do vosso centro de karate.
Sensei João Cardiga

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um sucesso...



Foi com grande orgulho que no dia de ontem atinguimos os 3100 visitantes... Pode não parecer muito, mas para um Blog sobre um Dojo de Karaté... penso que sim.


Este sucesso, deve-se a todos os visitantes, que acompanham e comentam os artigos publicados.


Mais uma vez, convido a todos os que quiserem enviar artigos ou opiniões a participar. Este blog, não é de um nem dois, mas de TODOS.


Todos os artigos ou opiniões, acerca do karate, são importantes, por isso particiem.


Um abraço e um grande obrigado a todos.


OSS

domingo, 19 de dezembro de 2010

"Férias" de Natal


Como se aproxima o Natal, vamos fazer uma "pausa" nos nossos treinos para podermos descansar um pouco e podermos pensar nos tempos que se aproximam.
No dia 3 de Janeiro, voltamos aos treinos, no local habitual.
Não podemos esquecer que se aproximam, já no mês de Fevereiro os nossos exames, por isso lembrem-se: não comam muitos doces.
Um abraço a todos e boas "férias"
OSS

Simplesmente KARATE

Gostaria de partilhar este video convosco...

Espero que gostem e apreciem...

Ricardo Silva

OSS

sábado, 11 de dezembro de 2010

Seiza

Numa das minhas viagens "cibernáuticas" pelos Blog's dos amigos, li um artido que achei interessante e que gostaria de partilhar convosco - a importância do "Seiza".
Aproveitem e pensem um pouco nestas palavras...

"Seiza é uma postura associada a todas as artes marciais japonesas.
Podemos caracterizá-la como estarmos sentados sobre os calcanhares, em que os membros inferiores se dobram pelos joelhos e formam, a perna e a coxa, um ângulo de 180 graus.
Relativamente aos alunos está intimamente ligada ao respeito pelos seus instrutores. Mas também do respeito sentido dos instrutores em relação aos seus praticantes.
Tendo em conta a forma como é escrita em kanji, podemos dividir a palavra seiza em dois. Za, significa dois homens que se sentam sobre a terra. Sei, quer dizer correctamente. Assim, e traduzindo à letra, podemos afirmar tratar-se de duas pessoas que se sentam na terra correctamente. Atenção que eu de japonês não sei nada (!), escrevo apenas após pesquisa.
Mas, nas artes marciais, e concretamente no karaté, o significado é muito mais profundo, pois esta forma de nos sentar-mos está associado à etiqueta, forma de mostrar respeito, disciplina, treino mental e corporal. Assim, mostra o seu respeito pela arte que treina e pelos seus instrutores e colegas. É uma demonstração forte do seu triunfo sobre o ego, orgulho e a vaidade.
Claro que, no início é uma forma incómoda de estar, pois provoca dor e dormência das pernas e pés. Mas com o passar do tempo o seiza vai-se tornado uma postura natural.
Nos estágios e nas aulas normais, quando existem interrupções para correcções ou esclarecimentos, muito me custa ver colegas em posturas descontraídas, sem manifestarem o mínimo de apreço pelas palavras proferidas pelos Sensei’s. Nessas interrupções, acham que é por acaso que os Sensei’s continuam a dizer “podem sentar-se”? Infelizmente ainda há gente que não percebeu… No karaté nada é por acaso… Claro que muitos acham esta etiqueta demasiado rígida, mas o Do faz-se de todos estes pormenores."

"Muitos de nós já se interrogaram na forma específica de alguns Mestres fazerem o seiza, nomeadamente a posição dos pés. A razão pode estar na tradição japonesa.
Tradicionalmente existem variações no seiza. Atenção que agora não falo do karaté em concreto, mas a nível cultural. Claro que está tudo interligado e as influências existem.
O certo é que existem algumas variações e cada forma tem um significado.
Vários exemplos.
(1) Os homens sentam-se com o pé esquerdo sobre o direito, que representa a energia yang.
(2) As senhoras ao contrário, que significa a energia yin.
(3) Os sacerdotes com os pés paralelos, sem estarem cruzados.
(4) Os visitantes de um dojo não colocam o peito do pé no chão, mas sim a almofada do pé, ou seja, ficam com o pé na vertical.
Outra diferença, entre os homens e as senhoras, é a posição dos membros inferiores. Nos homens afastados, nas senhoras juntos.
As mãos também têm um local específico para se colocarem. No caso concreto do karaté, devem ficar abertas, à vista, com as palmas das mãos para baixo e dedos unidos. Segundo um Mestre da JKA, as mãos devem ficar nesta posição pois simbolizam uma das mais importantes características da nossa arte, estar de mãos vazias, e mostrar exactamente esse facto, estamos ali de mãos vazias.
A cabeça não deve ficar completamente vertical, o queixo deve-se aproximar ligeiramente do peito. No Mokuso este simples facto faz toda a diferença.
Voltando agora ao karaté. No Japão, nos dojos de artes marciais, enquanto o Sensei explica, todos os alunos e assistentes, tomam essa postura imediatamente. Acreditem, ou não, o espírito é outro."

in: http://karateleiria.blogspot.com/

Estas palavras foram escritas pelo Sensei Jordão (3º DAN JKA), com quem já tive o prazer de treinar. Posso-vos dizer que além de ser um excelente karateca é um homem cinco estrelas.

Com um abraço:

Ricardo Silva

OSS

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Torneio Interno ANAM


Irá decorrer no Pavilhão da Escola Sec. da Ramada - Odivelas, no próximo dia 12 de Dezembro o habitual Torneio de Inverno da ANAM.


Neste torneio poderão de deverão participar todos os associados, e desde já aproveito para convidar todos os interessados a assistir e a participar.

OSS

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estágio de Outono JKA

No passado fim-de-semana, decorreu em Almada e em Odivelas o estágio de Outono da JKA, onde esteve presente o Sensei Ogura (7º DAN JKA).


Neste estágio, mais uma vez esteve representado o CKS de Abrantes.
O estágio correu bem, na generalidade e foi bastante produtivo em termos técnicos.
Esperemos que no Estágio de Primavera da JKA tenhamos mais representações do CKS de Abrantes.
Um forte abraço a todos.
OSS