terça-feira, 15 de junho de 2010

Será que o Karate está "condenado"?

No forum da ANAM, o nosso amigo António Bento, publicou o seguinte artigo:

FÓRUM NACIONAL DE TREINADORES DE KARATE

"No passado dia 10 de Junho, a FNK-P conduziu e dinamizou o Fórum Nacional de Treinadores de Karate. Este encontro de análise e reflexão aberta revestiu-se do maior nível de participação e envolvimento, por meio da representação e presença de mais de 100 treinadores, formadores e responsáveis técnicos associativos de outras tantas associações e outras entidades. Tendo como pano de fundo o panorama do Novo Programa Nacional de Treinadores emanado do novo quadro jurídico-legal, decorrente do decreto-lei nº 248-A/2008 de 31 de Dezembro e do despacho nº 5061/2010, que foi referenciado e enquadrado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e pelo Instituto do Desporto de Portugal, foram abordadas e analisadas as diversas questões do novo modelo de formação, tais como as principais linhas programáticas e conteúdos, a carga horária (e a sua distribuição contando com as actividades que hoje já são realizadas pelos treinadores, incluindo a preparação das mesmas), as novas etapas da carreira de treinador, os respectivos graus e âmbito das respectivas competências, o sistema de equivalências entre a gradualização do sistema antigo para o novo sistema (totalmente assegurado) e o novo processo de atribuição e de validação de pedidos de CTD, para citar apenas algumas das matérias principais. Os esclarecimentos foram dados e conseguidos, e, o índice de espírito de trabalho de equipa da parte de todos foi bastante elevado. Este será um importante activo para conseguirmos cumprir e implementar todas as etapas e prazos deste processo. Existem ainda algumas questões que estão em aberto e este processo que a FNKP está montar com o IDP está em construção e deve ser visto segundo uma óptica de melhoria contínua.Este novo paradigma representa um salto estratégico para os treinadores, mas mais ainda, porque a FNKP, enquadra-o segundo uma visão integrada, que foi explicitada, esse salto potencia ainda mais todos os agentes e entidades desportivas envolvidos, de modo interligado e ecossistemático.Todos os objectivos foram cumpridos. Contamos com Todos. Todos podem contar connosco."

João Salgado
Presidente da Federação Nacional de Karaté - Portugal

Bom,Assim como eu, deve estar mais gente na expectativa e com curiosidade em saber qual o resultado deste fórum, relativamente à aplicação do Decreto-Lei n.º 248-A/2008 de 31 Dezembro.Existe a dúvida: Os candidatos a treinador de qualquer desporto, no geral, e de karaté, em particular, têm de ser licenciados, ou não? Pensava-se que depois deste fórum a FNK-P faria um comunicado a esclarecer todas as dúvidas.Estou convicto que estas dúvidas foram colocadas durante o fórum e que foram esclarecidas.Mas para quem não participou porque ainda não tem licença de treinador da Federação, mas que pretende inscrever-se em futuras formações, a dúvida persiste.Ou será que, como o Sensei José Jordão de Leiria diz no seu blogue: "...parece que vamos voltar aos tempos de treinar às escondidas..."?Existe alguém que tenha estado neste fórum e esteja em condições de esclarecer estas dúvidas?

António Bento

Será mesmo que vamos ter de começar a treinar realmente "ás escondidas". Isto está pela "hora da morte". É uma vergonha que neste país apenas se pense em futebol e que todos os outros desportos, pura e simplesmente sejam IGNORADOS.
Já obtivemos execelente resultados quer a nível nacional, quer a nível internacional em outras áreas tais como Judo, Karaté, Ciclismo, Atletismo, etc. Desses ninguem se lembra ou lembra?
Não critico quem gosta de futebol, muito pelo contrário, acho é que devemos apoiar todas as modalidades desportivas e não apenas 1 ou 2.

Com um forte abraço a todos

OSS