sábado, 11 de dezembro de 2010

Seiza

Numa das minhas viagens "cibernáuticas" pelos Blog's dos amigos, li um artido que achei interessante e que gostaria de partilhar convosco - a importância do "Seiza".
Aproveitem e pensem um pouco nestas palavras...

"Seiza é uma postura associada a todas as artes marciais japonesas.
Podemos caracterizá-la como estarmos sentados sobre os calcanhares, em que os membros inferiores se dobram pelos joelhos e formam, a perna e a coxa, um ângulo de 180 graus.
Relativamente aos alunos está intimamente ligada ao respeito pelos seus instrutores. Mas também do respeito sentido dos instrutores em relação aos seus praticantes.
Tendo em conta a forma como é escrita em kanji, podemos dividir a palavra seiza em dois. Za, significa dois homens que se sentam sobre a terra. Sei, quer dizer correctamente. Assim, e traduzindo à letra, podemos afirmar tratar-se de duas pessoas que se sentam na terra correctamente. Atenção que eu de japonês não sei nada (!), escrevo apenas após pesquisa.
Mas, nas artes marciais, e concretamente no karaté, o significado é muito mais profundo, pois esta forma de nos sentar-mos está associado à etiqueta, forma de mostrar respeito, disciplina, treino mental e corporal. Assim, mostra o seu respeito pela arte que treina e pelos seus instrutores e colegas. É uma demonstração forte do seu triunfo sobre o ego, orgulho e a vaidade.
Claro que, no início é uma forma incómoda de estar, pois provoca dor e dormência das pernas e pés. Mas com o passar do tempo o seiza vai-se tornado uma postura natural.
Nos estágios e nas aulas normais, quando existem interrupções para correcções ou esclarecimentos, muito me custa ver colegas em posturas descontraídas, sem manifestarem o mínimo de apreço pelas palavras proferidas pelos Sensei’s. Nessas interrupções, acham que é por acaso que os Sensei’s continuam a dizer “podem sentar-se”? Infelizmente ainda há gente que não percebeu… No karaté nada é por acaso… Claro que muitos acham esta etiqueta demasiado rígida, mas o Do faz-se de todos estes pormenores."

"Muitos de nós já se interrogaram na forma específica de alguns Mestres fazerem o seiza, nomeadamente a posição dos pés. A razão pode estar na tradição japonesa.
Tradicionalmente existem variações no seiza. Atenção que agora não falo do karaté em concreto, mas a nível cultural. Claro que está tudo interligado e as influências existem.
O certo é que existem algumas variações e cada forma tem um significado.
Vários exemplos.
(1) Os homens sentam-se com o pé esquerdo sobre o direito, que representa a energia yang.
(2) As senhoras ao contrário, que significa a energia yin.
(3) Os sacerdotes com os pés paralelos, sem estarem cruzados.
(4) Os visitantes de um dojo não colocam o peito do pé no chão, mas sim a almofada do pé, ou seja, ficam com o pé na vertical.
Outra diferença, entre os homens e as senhoras, é a posição dos membros inferiores. Nos homens afastados, nas senhoras juntos.
As mãos também têm um local específico para se colocarem. No caso concreto do karaté, devem ficar abertas, à vista, com as palmas das mãos para baixo e dedos unidos. Segundo um Mestre da JKA, as mãos devem ficar nesta posição pois simbolizam uma das mais importantes características da nossa arte, estar de mãos vazias, e mostrar exactamente esse facto, estamos ali de mãos vazias.
A cabeça não deve ficar completamente vertical, o queixo deve-se aproximar ligeiramente do peito. No Mokuso este simples facto faz toda a diferença.
Voltando agora ao karaté. No Japão, nos dojos de artes marciais, enquanto o Sensei explica, todos os alunos e assistentes, tomam essa postura imediatamente. Acreditem, ou não, o espírito é outro."

in: http://karateleiria.blogspot.com/

Estas palavras foram escritas pelo Sensei Jordão (3º DAN JKA), com quem já tive o prazer de treinar. Posso-vos dizer que além de ser um excelente karateca é um homem cinco estrelas.

Com um abraço:

Ricardo Silva

OSS