sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estágios\Exames

Escrito por Sensei João Cardiga

Estamos a chegar rápidamente às datas dos nossos Exames e Estágios.
É o culminar de todo um trabalho em que os nossos alunos mostram publicamente o que aprenderam, seja no estágio, seja de uma forma mais formal, nos exames.
Toda a ilusão de um ciclo que se encerra e de um novo ciclo que se abre, criam novas expectativas, abrindo-se novas fronteiras com mais obstáculos. São esses obstáculos que nos fazem crescer e atingir metas para as quais nunca imaginámos ultrapassar.
Toda a equipa técnica desta associação conta com o sucesso de todos.
DATAS E LOCAIS DOS EXAMES E ESTÁGIO
Odivelas: 18,19 e 20 de Junho
Sertã: 9,10 e 11de Julho

NijuKun



NIJUKUN

Nijukun é a tábua dos mandamentos do Karateka, ilustra as suas atitudes perante a prática do Karaté. O objectivo é que o Karateka se torne num conjunto, em perfeita harmonia com o espírito e corpo.

1. O Karaté inicia e termina com saudação.
2. Não há primeiro ataque em Karaté.
3. Karaté é uma ajuda para a justiça.
4. Controla-te primeiro antes de queres controlar os outros.
5. Primeiro espírito, técnica segundo.
6. Está sempre pronto para libertar a mente.
7. Acidentes acontecem por causa da negligência.
8. Não pensar que o treino de Karaté se limita apenas ao Dojo.
9. Vai ser preciso toda a vida para aprender Karaté, não há limite.
10. Insere o Karaté no teu dia-a-dia e encontrarás os "Myo" (segredos subtis).
11. O Karaté é semelhante à água quente, se não a aqueceres constantemente, arrefece.
12. Não pensar que tens de vencer, pensar antes que não tens de perder.
13. A vitória depende da tua habilidade de distinguir os pontos vulneráveis dos invulneráveis.
14. Lutar de acordo de como te moves com e sem guarda (move-te de acordo com o teu oponente).
15. Pensa nas tuas mãos e pés como espadas.
16. Quando sais de casa, pensa que tens numerosos oponentes à tua espera. É o teu comportamento que pode convidar a problemas vindo deles.
17. Principiantes devem dominar as posições baixas, posições naturais do corpo é para avançados.
18. Praticar as formas (Katas) é uma coisa, envolver-se em combate real é outra.
19. Não esquecer de aplicar correctamente: força e suavidade do poder, alongamento e contracção do corpo e lentidão e velocidade das técnicas.
20. Pensar sempre em modos de como viver com estas regras todos os dias.
Todo e qualquer karateca que respeite e goste do karate na sua vertente mais tradicional, respeita e compreende estas regras.
OSS

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Acerca do Karaté...




Muito mais do que um desporto de combate, como à primeira vista pode parecer, o Karaté é uma Arte, através da qual o praticante vai desenvolvendo determinadas capacidades físicas, mentais e morais nomeadamente a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, o auto controlo, a auto crítica, a força de vontade, o respeito pelo próximo, etc.
A prática do Karaté, deve ser um meio de estabelecer o equilíbrio e a harmonia dentro de nós próprios e com os outros, tal como afirmou o fundador do Karaté moderno:
Sensei Gichin Funakoshi: "O objectivo do Karaté não reside na vitória ou derrota, mas sim, no aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes."
A juventude mostra muito interesse pelo Karaté, tal é o seu valor como desporto, a par da sua fácil aprendizagem. A sua prática, estimula a coragem, desperta confiança, dá agilidade, resistência e estimula o raciocínio. Não existe perigo no treino de Karaté, podemos afirmar com toda a certeza e conhecimento de causa. Os riscos são mínimos, é mais fácil o atleta aleijar-se praticando futebol do que no treino de Karaté, escrevo baseado em dados concretos não só pelos seguros desportivos mas também pelas estatísticas. As técnicas são defendidas antes de atingir o alvo, motivo pelo qual é possível o treino com parceiro.
Partimos do princípio que, quem aprende Karaté jamais se antecipa a um ataque, quando o desporto é usado como método de defesa pessoal. A cortesia, a educação e o respeito ao próximo é filosofia do Karaté. Hoje a calosidade e deformação das mãos e dos pés, foram abolidas, pois chegou-se à conclusão que produzia diminuição da perícia e delicadeza dos movimentos.
O Karaté educa para a vida prática, desenvolve o físico e o intelecto, multiplicando a agilidade e destreza. Tornando o jovem calmo, seguro e confiante.
OSS

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dojo-Kun




Dojo-Kun; quantos de nós karatecas, não se perguntou muitas vezes o que é o "Dojo-Kun". Pois é, não é mais do que um conjunto de 5 máximas pelas quais o karateca se deve reger. Passo a explicá-las uma a uma:




· Carácter: Esforçar para perfeição do carácter SHITOTSU: JINKAKU KANSEI ni TSUTOMURU KOTO
Nesta máxima são englobadas aquelas qualidades que devem ser desenvolvidas com a prática do Karaté. Como sejam a humildade, o espírito aberto, a perseverança, a generosidade e a nobreza de actos.


· Sinceridade: Proteger o caminho da verdade SHITOTSU: MAKOTO no MICHI o MAMORU KOTO
Esta máxima tem um significado simples mas importante. Assim tanto a receber treino, como a dá-lo devemos ser honestos, de uma clareza e de uma limpidez a toda a prova, de maneira que o Karaté que praticamos seja um espelho perfeito do que nós somos na realidade.

Esforço: Encorajar o espírito de esforço SHITOTSU: DORYOKU no SEISHIN o YASHINAU KOTO
Os esforços mais proveitosos ocasionam um certo sofrimento ao individuo.
Todo o treino, prolongado é fatigante. Se, se aumentarem os factores de dificuldade dos exercícios, se se prolongar a sua duração, chega-se certamente a que o individuo ultrapasse o limiar da simples fadiga e penetre no domínio do sofrimento. Aquele que verdadeiramente quer obter um resultado positivo é obrigado a submeter-se a um treino intenso, este deve ir até ao limiar das suas forças. Somente por este preço se conseguirá um esforço produtivo. É pois o único meio de atingir os cumes do Karaté.

Etiqueta: Respeitar as regras de etiqueta e do espirito de rei SHITOTSU: REIGI o OMONZURU KOTO
Significa cortesia, amabilidade, respeito pelos adversários, pelos professores e pelo Dojo.

Controlo: Evitar os momentos de impetuosidade SHITOTSU: KEKKI no YU o IMASHIMURU KOTO
A procura do domínio do corpo obriga o Karateca a por a si mesmo o problema do auto controlo. É indispensável para fazer face às necessidades de um combate, não perder os seus meios. Conservar um auto domínio rigoroso e imperativo da qual o Karateca consciencioso não pode pensar sequer em se abstrair.
Este domínio é tanto melhor e mais importante quando ele vier a ser submetido a um treino duro, mais perigoso e mais esgotante. O controlo produz a calma necessária e a precisão indispensável ao cumprimento de todo o movimento do combate. Do auto controlo depende a precisão do gesto e da precisão resulta a eficácia. Sem auto controlo nem auto domínio não se podem obter grandes resultados.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dar a conhecer o CKS Abrantes



Muitos de vós, ainda não teve oportunidade de treinar no nosso Dojo, mas estamos sempre prontos a receber os amigos.


Como nem toda a gente tem disponibilidade de nos visitar, vou-vos aqui dar a conhecer um pouco das instalação do nosso Dojo, na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes.


A espaço pincipal é este, onde habitualmente treinamos;







Aqui, fica fotos do espaço que temos também á disposição, um espaço mais pequeno, mas com excelentes condições;











O Dojo, como sabem é dirigido pelo Sensei David Cardoso, o nosso Mestre.




Mais uma vez, gostaria de vos convidar a vir treinar conosco. Relembro que treinamos todas as Segundas e Quartas das 19 as 19:50.


Aparecam que serão bem recebidos.


OSS






segunda-feira, 31 de maio de 2010

A origem do KARATE-GI

Ontem ao inicio do treino, entra no Dojo, uma Karateca, com uma pulseira no braço; o Sensei logo a advertiu para a tirar e explicou-lhe o que deveria apenas utilizar na práctica do Karate.
Daí surgiu uma dúvida, para muitos, comum - Qual o origem do Karate-Gi?

Logo, prontamente o Sensei David, como a sua sabedoria e calma características, passou a explicar. Houve quem não conseguisse perceber tudo ou talvez não tenha percebido algumas partes, e por isso resolvi fazer os meus "trabalhos de casa".

Cá vai o que encontrei acerca do assunto, que mais se pareceu com o que o Sensei David explicou:

"O pensamento ocidental é de que o Kimono é uma coisa antiga dentro da tradição Japonesa.Entretanto, somente em 17 de maio de 1921, quando o Mestre Jigoro Kano convidou ao mestre Funakoshi para ir ao seu Dojô o Kodokan para que fizesse a apresentação do Karate-Jutsu de Okinawa, foi que o Karate-gi surgiu como vestimenta de treinamento no Karatê. Anterior a essa época não havia nada preestabelecido como vestimenta para o treinamento no Karatê. Esta não era uma vestimenta que se utilizava exclusivamente nos treinamentos quotidianos. O mestre Funakoshi adquiriu uma peça de algodão branco na casa de um comerciante de Kanda sendo ele próprio, Funakoshi, que confeccionou o traje a mão, evidentemente copiado do traje de Judô. Gima havia preparado sua vestimenta, porém no dia da demonstração o Mestre lhe entregou o kimono confeccionado com suas próprias mãos na noite anterior, dizendo-lhe, no momento de entregá-lo: É possível que façamos algumas formas de combate e não seria harmonioso cada um usar uma cor diferente.Deduzimos assim que o primeiro Karate-gi branco data de 1921, não tendo sido usado antes como uma roupa convencional para a prática do Karatê. Antes do seu surgimento, se treinava com roupas comuns ou calças curtas, e dorso nu, temos que ter em conta que o clima em Okinawa era quente, não sendo igual ao de Tóquio. Assim o Kimono branco se converteu progressivamente em um artigo habitual para o uso do Karatê, tornando-se mais tarde a vestimenta oficial, tendo sido introduzida em Okinawa como uma nova forma de tradição.

Fonte: http://www.karateguipuzcoa.com/estilos/Shotokan.asp

Espero que tenha sido esclarecedor para todos.

OSS

Significado do "Tigre Shotokan"

Quantos de nós não nos perguntámos a nós mesmos o significado do "Tigre Shotokan"? O porque deste animal e não outro?





Na minha opinião, o tigre é um animal com um temperamento forte e com um olhar sempre penetrante e atento - o que define o nosso estilo de karate.







Se nos depararmos, pelo menos os praticantes de karaté shotokan, com o símbolo do tigre reproduzido na imagem acima, logo reconhecemos que é o tigre do estilo Shotokan.
Tal como alguns de vós, já me interroguei sobre a origem deste símbolo, daí ter pesquisado na Internet sobre a sua origem e significado.
Segundo as referências encontradas, o tigre foi pintado por um grande artista japonês, Hoan Kosugi. Este artista é considerado um dos maiores impulsionadores do karaté no Japão, tendo sido uma das pessoas que convencerão o mestre Funakoshi a transmitir os seus conhecimentos sobre esta arte.
Hoan Kosugi não só convenceu o mestre Funakoshi a ensinar Karaté, mas também o levou a escrever um livro para que deste modo os seus conhecimentos ficassem registados. É na sequência deste livro, “Karate-Do Kyohan”, que Kosugi pinta o tigre [Toro (tigre) No Maki (rolo ou enrolado)], o qual é oferecido ao grande mestre para servir de ilustração na capa do seu livro representando força e coragem.
Para finalizar as letras junto à cauda do tigre, que muitos se interrogam sobre o seu significado, são a assinatura do artista. Espero que assim tenha “matado a curiosidade” a alguns de vós.

Com um forte abraço a todos.

OSS!!

domingo, 30 de maio de 2010

Treinar Karate

Se gostam de karate, aproveitem e juntem-se a nós. Treinamos todas as Segundas e Quartas em Abrantes no ginásio da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes das 19 as 19:50.

Aqui fica um video de demonstração onde aparece o Sensei David Cardoso - o nosso mestre.

Se gostam do que viram, apareçam e treinem conosco...

OSS