terça-feira, 20 de julho de 2010

A origem da Espada do Samurai



Ao contrário do que muita gente julga, o karaté, teve a sua origem nos antigos Samurais. O karaté Shotokan, no nosso caso em particular, não é practicado com quaquer tipo de armas, pois karaté-do significa "caminho da mão vazia", mas isso não é 100% realidade. Passo a explicar:


Katana (刀) é o sabre longo japonês, arma padrão dos samurais. Tem gume apenas de um lado e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi (脇差), uma espada curta, usada principalmente em combates a muito curta distância. A katana era usado em campo aberto, enquanto o wakizashi servia para combate no interior de edifícios. O conjunto das duas armas chama-se daisho (大小), literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando o seu prestígio social e honra pessoal.
A diferença básica entre as três armas do samurai (katana, wakizashi e tanto), era o tamanho, tendo a katana um comprimento de 60 a 75 cm de lâmina (hamon), a wakizashi entre 45 a 59 cm e o tanto com comprimento entre 30 a 44 cm. Cada samurai escolhia as espadas de acordo com as suas preferências, tanto em termos de forja quanto em termos de comprimento e curvatura da lâmina.
O daisho não era, geralmente, composto por uma katana e um wakizashi identicos. A situação mais vulgar era o samurai adquirir a katana num mestre armeiro e o wakizashi noutro, muitas das vezes com um intervalo de tempo considerável entre as duas aquisições, devido ao valor das boas katanas ser bastante elevado para a época. Por essa razão, é muito raro encontrar-se um daisho composto por duas peças idênticas, atingindo valores muito elevados quando é esse o caso.
A katana era a alma do samurai. Durante a maior parte da história do Japão, só a um samurai era permitido ter uma espada. Se um camponês tivesse uma espada, era razão suficiente para um samurai o matar e tomar posse da sua espada, depois da proibição promulgada no inicio do período Edo. Um ronin (um samurai sem senhor) pobre era, muitas vezes, obrigado a vender as suas espadas. Era, então, considerado um "sem alma" aos olhos de um samurai.
O conceito da "alma do samurai" tem as suas raizes no período Tokugawa, uma ditadura feudal estabelecida por Tokugawa Ieyasu e governada pelos shoguns da familia Tokugawa. Enquanto que sempre houve a reverência pela espada, o conceito da "alma do samurai" aparece por necessidade dos shoguns darem ofertas de alto valor aos seus altos dignatários e nobres. Tornou-se, então, tradição os daimyo e os shogun (e os membros das suas familias) trocarem ofertas de espadas em ocasiões especiais, como casamentos e nascimentos.
A habilidade de julgar uma espada em função do período, fabricante e qualidade tornou-se importante, pois permitia apreciar condignamente uma lâmina. Espadas mais antigas feitas por armeiros honrados eram então reservadas para ofertas muito especiais, particularmente ao shogun e sua famila ou do shogun a alguém que tivesse um mérito especial.



A imagem representada em cima, mostra uma espada Samurai, alusiva ao estilo Shotokan e a por baixo, mostra os detalhes da espada.



"A espada não é a alma do samurai.A alma do samurai é que é a espada!"

Mestre Akira Tsukimoto



Deixo-vos aqui um video que está em Japonês, mas demonstra o poder da espada, pois estas até conseguem cortar uma bala de pistola ao meio, sem ficarem com qualquer tipo de dano. Vale a pena ver.



Espero que tenham gostado e caso entendam que algo não está correcto ou queiram acrescentar alguma informação, comentem que eu publico.
OSS