sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Karaté na Praia


A ANAM, vai organizar integrado no estágio de Inverno, uma aula de Karate na praia de Carcavelos no próximo dia 15 de Janeiro de 2011.Esta nossa iniciativa, pretende estimular a prática de desporto não só nos espaços de “conforto”, mas também em locais mais agrestes.Neste caso a Praia de Carcavelos irá receber algumas centenas de praticantes e suas famílias que pretendemos “conquistar" para a prática de desporto informal ao ar livre.A ANAM, pretende com esta iniciativa criar laços entre os praticantes e suas famílias. Em princípio vamos ter dois autocarros da C. M. de Odivelas, esperamos e desejamos que não sejam suficientes e tenhamos que levar os nossos carros.A partida para a praia faz-se às 9h00, de Sábado dia 15 de Janeiro, da Escola Secundária da Ramada. O início da aula em Carcavelos será às 10h00 finalizando às 11h30.Nesta aula vamos todos de fato de treino e ténis, caso chova devemos levar também capa para a chuva e uma muda de roupa.
No dia 16, Domingo à tarde, às 16h30, faremos a entrega de diplomas a todos os participantes no estágio.Mais informações através dos canais habituais ou junto do instrutor do vosso centro de karate.
Sensei João Cardiga

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um sucesso...



Foi com grande orgulho que no dia de ontem atinguimos os 3100 visitantes... Pode não parecer muito, mas para um Blog sobre um Dojo de Karaté... penso que sim.


Este sucesso, deve-se a todos os visitantes, que acompanham e comentam os artigos publicados.


Mais uma vez, convido a todos os que quiserem enviar artigos ou opiniões a participar. Este blog, não é de um nem dois, mas de TODOS.


Todos os artigos ou opiniões, acerca do karate, são importantes, por isso particiem.


Um abraço e um grande obrigado a todos.


OSS

domingo, 19 de dezembro de 2010

"Férias" de Natal


Como se aproxima o Natal, vamos fazer uma "pausa" nos nossos treinos para podermos descansar um pouco e podermos pensar nos tempos que se aproximam.
No dia 3 de Janeiro, voltamos aos treinos, no local habitual.
Não podemos esquecer que se aproximam, já no mês de Fevereiro os nossos exames, por isso lembrem-se: não comam muitos doces.
Um abraço a todos e boas "férias"
OSS

Simplesmente KARATE

Gostaria de partilhar este video convosco...

Espero que gostem e apreciem...

Ricardo Silva

OSS

sábado, 11 de dezembro de 2010

Seiza

Numa das minhas viagens "cibernáuticas" pelos Blog's dos amigos, li um artido que achei interessante e que gostaria de partilhar convosco - a importância do "Seiza".
Aproveitem e pensem um pouco nestas palavras...

"Seiza é uma postura associada a todas as artes marciais japonesas.
Podemos caracterizá-la como estarmos sentados sobre os calcanhares, em que os membros inferiores se dobram pelos joelhos e formam, a perna e a coxa, um ângulo de 180 graus.
Relativamente aos alunos está intimamente ligada ao respeito pelos seus instrutores. Mas também do respeito sentido dos instrutores em relação aos seus praticantes.
Tendo em conta a forma como é escrita em kanji, podemos dividir a palavra seiza em dois. Za, significa dois homens que se sentam sobre a terra. Sei, quer dizer correctamente. Assim, e traduzindo à letra, podemos afirmar tratar-se de duas pessoas que se sentam na terra correctamente. Atenção que eu de japonês não sei nada (!), escrevo apenas após pesquisa.
Mas, nas artes marciais, e concretamente no karaté, o significado é muito mais profundo, pois esta forma de nos sentar-mos está associado à etiqueta, forma de mostrar respeito, disciplina, treino mental e corporal. Assim, mostra o seu respeito pela arte que treina e pelos seus instrutores e colegas. É uma demonstração forte do seu triunfo sobre o ego, orgulho e a vaidade.
Claro que, no início é uma forma incómoda de estar, pois provoca dor e dormência das pernas e pés. Mas com o passar do tempo o seiza vai-se tornado uma postura natural.
Nos estágios e nas aulas normais, quando existem interrupções para correcções ou esclarecimentos, muito me custa ver colegas em posturas descontraídas, sem manifestarem o mínimo de apreço pelas palavras proferidas pelos Sensei’s. Nessas interrupções, acham que é por acaso que os Sensei’s continuam a dizer “podem sentar-se”? Infelizmente ainda há gente que não percebeu… No karaté nada é por acaso… Claro que muitos acham esta etiqueta demasiado rígida, mas o Do faz-se de todos estes pormenores."

"Muitos de nós já se interrogaram na forma específica de alguns Mestres fazerem o seiza, nomeadamente a posição dos pés. A razão pode estar na tradição japonesa.
Tradicionalmente existem variações no seiza. Atenção que agora não falo do karaté em concreto, mas a nível cultural. Claro que está tudo interligado e as influências existem.
O certo é que existem algumas variações e cada forma tem um significado.
Vários exemplos.
(1) Os homens sentam-se com o pé esquerdo sobre o direito, que representa a energia yang.
(2) As senhoras ao contrário, que significa a energia yin.
(3) Os sacerdotes com os pés paralelos, sem estarem cruzados.
(4) Os visitantes de um dojo não colocam o peito do pé no chão, mas sim a almofada do pé, ou seja, ficam com o pé na vertical.
Outra diferença, entre os homens e as senhoras, é a posição dos membros inferiores. Nos homens afastados, nas senhoras juntos.
As mãos também têm um local específico para se colocarem. No caso concreto do karaté, devem ficar abertas, à vista, com as palmas das mãos para baixo e dedos unidos. Segundo um Mestre da JKA, as mãos devem ficar nesta posição pois simbolizam uma das mais importantes características da nossa arte, estar de mãos vazias, e mostrar exactamente esse facto, estamos ali de mãos vazias.
A cabeça não deve ficar completamente vertical, o queixo deve-se aproximar ligeiramente do peito. No Mokuso este simples facto faz toda a diferença.
Voltando agora ao karaté. No Japão, nos dojos de artes marciais, enquanto o Sensei explica, todos os alunos e assistentes, tomam essa postura imediatamente. Acreditem, ou não, o espírito é outro."

in: http://karateleiria.blogspot.com/

Estas palavras foram escritas pelo Sensei Jordão (3º DAN JKA), com quem já tive o prazer de treinar. Posso-vos dizer que além de ser um excelente karateca é um homem cinco estrelas.

Com um abraço:

Ricardo Silva

OSS

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Torneio Interno ANAM


Irá decorrer no Pavilhão da Escola Sec. da Ramada - Odivelas, no próximo dia 12 de Dezembro o habitual Torneio de Inverno da ANAM.


Neste torneio poderão de deverão participar todos os associados, e desde já aproveito para convidar todos os interessados a assistir e a participar.

OSS

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estágio de Outono JKA

No passado fim-de-semana, decorreu em Almada e em Odivelas o estágio de Outono da JKA, onde esteve presente o Sensei Ogura (7º DAN JKA).


Neste estágio, mais uma vez esteve representado o CKS de Abrantes.
O estágio correu bem, na generalidade e foi bastante produtivo em termos técnicos.
Esperemos que no Estágio de Primavera da JKA tenhamos mais representações do CKS de Abrantes.
Um forte abraço a todos.
OSS

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O karaté e as crianças...

Quantas e quantas vezes, em crianças, muitos de nós vimos aqueles filmes que davam no cinema de karaté e imaginavamos fazer todas aquelas técnicas? Pois é; pelo menos comigo foi assim. Uma das coisas que me dá mais prazer num treino é ver todas aquelas crianças a iniciarem-se no karaté. Aquelas técnicas desajeitadas e sem qualquer tipo de coordenação, mas não deixam de tentar. Adoro ver quando respondem inocentemente ao Mestre que não são capaz de fazer isto ou aquilo, mas não desistem... é essa a essencia do karaté...
O Karaté, na minha opinião, desenvolve todas as capacidades das crianças e aumenta a sua auto-confiança e concentração. Porque não experimenta a trazer o seu filho/a a um treino? Vai ver que vai gostar. Quando após aquela primeira aula em que apender a "dar uns murros e uns pontapés", como muitos dizem, mas saem de lá com aquele brilho especial nos olhos... é lindo...

Aproveitem e apareçam...

Ricardo Silva
CKS Abrantes

Imagem do blog "A Tartaruga Celeste" de um grande colega de treino - o Luis.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estágio de Outono JKA

Está aí o Estágio de Outono da JKA-Portugal.

Desta vez, quem nos brinda com a sua presença é o Sensei Ogura.


As inscrições estão abertas até dia 25 de Outubro.
OSS

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Inicio da Época 2010/2011

Comessa hoje a nova época para o CKS Abrantes. Infelizmente ainda não podemos treinar no nosso "cantinho", mas vamos treinar no CKS do Sardoal, que nos recebe sempre com a maior das amizades e companheirismo.
Com o inicio desta época desportiva, estamos todos espectantes e a perguntar-mo-nos a nós mesmos "Como será esta época? Teremos colegas novos? Será que vamos estar todos juntos de novo?"
São perguntas normais, mas espero ter respostas para elas logo, logo...

Gostaria, para finalizar, de desejar uma boa época desportiva a todos e que este ano, corra ainda melhor que a época passada, com todos os sucessos desportivos e pessoais que todos desejamos.

Um grande abraço.

OSS

terça-feira, 20 de julho de 2010

A origem da Espada do Samurai



Ao contrário do que muita gente julga, o karaté, teve a sua origem nos antigos Samurais. O karaté Shotokan, no nosso caso em particular, não é practicado com quaquer tipo de armas, pois karaté-do significa "caminho da mão vazia", mas isso não é 100% realidade. Passo a explicar:


Katana (刀) é o sabre longo japonês, arma padrão dos samurais. Tem gume apenas de um lado e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi (脇差), uma espada curta, usada principalmente em combates a muito curta distância. A katana era usado em campo aberto, enquanto o wakizashi servia para combate no interior de edifícios. O conjunto das duas armas chama-se daisho (大小), literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando o seu prestígio social e honra pessoal.
A diferença básica entre as três armas do samurai (katana, wakizashi e tanto), era o tamanho, tendo a katana um comprimento de 60 a 75 cm de lâmina (hamon), a wakizashi entre 45 a 59 cm e o tanto com comprimento entre 30 a 44 cm. Cada samurai escolhia as espadas de acordo com as suas preferências, tanto em termos de forja quanto em termos de comprimento e curvatura da lâmina.
O daisho não era, geralmente, composto por uma katana e um wakizashi identicos. A situação mais vulgar era o samurai adquirir a katana num mestre armeiro e o wakizashi noutro, muitas das vezes com um intervalo de tempo considerável entre as duas aquisições, devido ao valor das boas katanas ser bastante elevado para a época. Por essa razão, é muito raro encontrar-se um daisho composto por duas peças idênticas, atingindo valores muito elevados quando é esse o caso.
A katana era a alma do samurai. Durante a maior parte da história do Japão, só a um samurai era permitido ter uma espada. Se um camponês tivesse uma espada, era razão suficiente para um samurai o matar e tomar posse da sua espada, depois da proibição promulgada no inicio do período Edo. Um ronin (um samurai sem senhor) pobre era, muitas vezes, obrigado a vender as suas espadas. Era, então, considerado um "sem alma" aos olhos de um samurai.
O conceito da "alma do samurai" tem as suas raizes no período Tokugawa, uma ditadura feudal estabelecida por Tokugawa Ieyasu e governada pelos shoguns da familia Tokugawa. Enquanto que sempre houve a reverência pela espada, o conceito da "alma do samurai" aparece por necessidade dos shoguns darem ofertas de alto valor aos seus altos dignatários e nobres. Tornou-se, então, tradição os daimyo e os shogun (e os membros das suas familias) trocarem ofertas de espadas em ocasiões especiais, como casamentos e nascimentos.
A habilidade de julgar uma espada em função do período, fabricante e qualidade tornou-se importante, pois permitia apreciar condignamente uma lâmina. Espadas mais antigas feitas por armeiros honrados eram então reservadas para ofertas muito especiais, particularmente ao shogun e sua famila ou do shogun a alguém que tivesse um mérito especial.



A imagem representada em cima, mostra uma espada Samurai, alusiva ao estilo Shotokan e a por baixo, mostra os detalhes da espada.



"A espada não é a alma do samurai.A alma do samurai é que é a espada!"

Mestre Akira Tsukimoto



Deixo-vos aqui um video que está em Japonês, mas demonstra o poder da espada, pois estas até conseguem cortar uma bala de pistola ao meio, sem ficarem com qualquer tipo de dano. Vale a pena ver.



Espero que tenham gostado e caso entendam que algo não está correcto ou queiram acrescentar alguma informação, comentem que eu publico.
OSS

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Para reflectir...

"O objectivo do Karate não passa pela vitória ou pela derrota mas sim pelo aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes"

Sensei Ginchin Funakoshi

domingo, 11 de julho de 2010

Final de Época 2009/2010

É com grande tristeza de vejo o final da época 2009/2010 a aproximar-se. Sou novo nesta associação, mas já me considero um campeão. Campeão não no sentido de campeonatos ou torneios, mas campeão em amizades. Durante esta época criei grandes amigos, os quais pretendo manter para a vida. Amigos que me ajudaram bastante e me influenciaram a muitos níveis. Tive a oportunidade de participar em estágios, conhecer grandes nomes do Karaté Shotokan nacional e internacional, graças a esses amigos e Mestres. Tenho muito a agradecer ao meu Mestre, o Mestre David Cardoso, pela paciência que teve comigo e com os meus colegas de treino e por todo o apoio que me deu. Tenho ainda a agradecer a outras duas pessoas que me ajudaram também e influenciaram pela forma mais positiva – o Sensei João Cardiga e o Instrutor António Bento, que são para mim, além do meu Mestre, duas pessoas que considero amigos para a vida.
Conheci uma pessoa que dizia que nunca de diz “adeus”, mas sim “até já”. Com o final desta época, espero poder dizer “até já” a todos e que o nosso reencontro em Setembro, no início da época desportiva 2010/2011, seja um reencontro de todos estes amigos e mais venham, pois serão sempre bem recebidos por todos.
Um abraço a todos, da minha parte e um grande ATÉ JÁ para todos…
OSS
Ricardo Silva

domingo, 27 de junho de 2010

Convívio acima de tudo...

Ontem, dia 26 de Junho, o CKS de Abrantes, CKS de Benfica do Ribatejo, o CKS de Constãncia e o CKS da Sertã, resolveram fazer uma surpresa ao Sensei João Cardiga, convidando este para um almoço.
Foi um dia cansativo, mas muito divertido. Alguns karatecas destes clubes, deslocaram-se ao CKS de Constãncia pela manhã, para treinar com o Sensei Cardiga, para que depois fossem todos almoçar à Sertã com ele, para voltar a treinar de tarde no CKS da Sertã.
OSS Sensei Cardiga pelo dia que nos proporcionou e pela sua companhia.
OSS

Entrevista Sensei João Cardiga

Aqui fica o vídeo e a reportagem do estágio e exames de Odivelas no fim de semana de 18, 19 e 20 de Junho de 2010, publicado em odivelas.com



"O Pavilhão da Escola Secundária da Ramada foi pequeno para acolher todos quantos quiseram estar presentes na Festa de encerramento da época 2009/2010 e entrega das respectivas distinções do Centro de Karaté Do Shokotan de Odivelas, que organizou o evento em parceria com a Associação Nacional de Artes Marciais.
Para o mestre João Cardiga, foi uma boa época e o karaté em Odivelas vai no bom caminho, muito pelos resultados do protocolo celebrado com escolas do Concelho, nomeadamente a Escola Don Dinis, a Escola da Arroja e a Escola Máxima Vaz, pioneira nesta parceria.
Depois da exibição de várias classes foram entregues os prémios, que simbolizam a postura pessoal dos atletas, tendo este ano sido distinguidos Rafael Paulo, um cinturão negro que pratica a modalidade há 9 anos e Tiago Silva, um atleta não ouvinte, também cinturão negro, que começou a prática em 1982, tendo em Setembro último obtido o 5º lugar nos Jogos Surdolímpicos de Karaté, em Taipé (China).
A Dr.ª Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas também esteve presente na cerimónia e realçou a importância dos valores do karaté, que constituem “um principio de vida muito importante”, não deixando também de assinalar o êxito recente de mais um clube do Concelho, neste caso o CAC da Pontinha no Goalball."


Luís Filipe Silva

in odivelas.com

OSS

Estágio/Exames Odivelas














Nos passados dias 18, 19 e 20 de Junho, realizou-se no pavilhão desportivo da Escola Secundária da Ramada, o estágio de Verão, com respectivos exames, da ANAM.


O CKS de Abrantes deslocou para esse estágio 3 karatecas, onde dois deles fizeram exame com sucesso e o outro apenas participou no estágio, não se submetendo a exame.

OSS

terça-feira, 15 de junho de 2010

Será que o Karate está "condenado"?

No forum da ANAM, o nosso amigo António Bento, publicou o seguinte artigo:

FÓRUM NACIONAL DE TREINADORES DE KARATE

"No passado dia 10 de Junho, a FNK-P conduziu e dinamizou o Fórum Nacional de Treinadores de Karate. Este encontro de análise e reflexão aberta revestiu-se do maior nível de participação e envolvimento, por meio da representação e presença de mais de 100 treinadores, formadores e responsáveis técnicos associativos de outras tantas associações e outras entidades. Tendo como pano de fundo o panorama do Novo Programa Nacional de Treinadores emanado do novo quadro jurídico-legal, decorrente do decreto-lei nº 248-A/2008 de 31 de Dezembro e do despacho nº 5061/2010, que foi referenciado e enquadrado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e pelo Instituto do Desporto de Portugal, foram abordadas e analisadas as diversas questões do novo modelo de formação, tais como as principais linhas programáticas e conteúdos, a carga horária (e a sua distribuição contando com as actividades que hoje já são realizadas pelos treinadores, incluindo a preparação das mesmas), as novas etapas da carreira de treinador, os respectivos graus e âmbito das respectivas competências, o sistema de equivalências entre a gradualização do sistema antigo para o novo sistema (totalmente assegurado) e o novo processo de atribuição e de validação de pedidos de CTD, para citar apenas algumas das matérias principais. Os esclarecimentos foram dados e conseguidos, e, o índice de espírito de trabalho de equipa da parte de todos foi bastante elevado. Este será um importante activo para conseguirmos cumprir e implementar todas as etapas e prazos deste processo. Existem ainda algumas questões que estão em aberto e este processo que a FNKP está montar com o IDP está em construção e deve ser visto segundo uma óptica de melhoria contínua.Este novo paradigma representa um salto estratégico para os treinadores, mas mais ainda, porque a FNKP, enquadra-o segundo uma visão integrada, que foi explicitada, esse salto potencia ainda mais todos os agentes e entidades desportivas envolvidos, de modo interligado e ecossistemático.Todos os objectivos foram cumpridos. Contamos com Todos. Todos podem contar connosco."

João Salgado
Presidente da Federação Nacional de Karaté - Portugal

Bom,Assim como eu, deve estar mais gente na expectativa e com curiosidade em saber qual o resultado deste fórum, relativamente à aplicação do Decreto-Lei n.º 248-A/2008 de 31 Dezembro.Existe a dúvida: Os candidatos a treinador de qualquer desporto, no geral, e de karaté, em particular, têm de ser licenciados, ou não? Pensava-se que depois deste fórum a FNK-P faria um comunicado a esclarecer todas as dúvidas.Estou convicto que estas dúvidas foram colocadas durante o fórum e que foram esclarecidas.Mas para quem não participou porque ainda não tem licença de treinador da Federação, mas que pretende inscrever-se em futuras formações, a dúvida persiste.Ou será que, como o Sensei José Jordão de Leiria diz no seu blogue: "...parece que vamos voltar aos tempos de treinar às escondidas..."?Existe alguém que tenha estado neste fórum e esteja em condições de esclarecer estas dúvidas?

António Bento

Será mesmo que vamos ter de começar a treinar realmente "ás escondidas". Isto está pela "hora da morte". É uma vergonha que neste país apenas se pense em futebol e que todos os outros desportos, pura e simplesmente sejam IGNORADOS.
Já obtivemos execelente resultados quer a nível nacional, quer a nível internacional em outras áreas tais como Judo, Karaté, Ciclismo, Atletismo, etc. Desses ninguem se lembra ou lembra?
Não critico quem gosta de futebol, muito pelo contrário, acho é que devemos apoiar todas as modalidades desportivas e não apenas 1 ou 2.

Com um forte abraço a todos

OSS

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sensei Kanazawa 10º DAN

Sensei Kanazawa


Mestre Hirokazu Kanazawa nasceu na província japonesa de Iwate em 1931. Em 1956, ingressou na JKA, onde foi aluno do mestre Funakoshi.
Em 1956 terminou o curso da Universidade de Takushoku e ingressou na JKA, onde foi aluno de mestre Funakoshi.
Passou depois diversos anos no estrangeiro, como instrutor-chefe da JKA, em países como os Estados Unidos da América e a Alemanha.
Em Dezembro de 1977, deixou a JKA para fundar a SKIF, tornando-se seu presidente e instrutor-chefe e promovendo a prática da modalidade em mais de 120 países.
Para além de um palmarés invejável no quadro competitivo (campeão do mundo em kata e kumite várias vezes), é conhecido internacionalmente como um verdadeiro intérprete do espírito budo.
Kancho Hirokazu Kanazawa possui, actualmente, a graduação de 10º Dan e é uma lenda viva do karate a nível mundial.





OSS

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Torneio ANAM em Constãncia

Numa das minhas buscas incessantes pela internet, fui descobrir uma notícia acerca do torneio interno que decorreu n dia 29 de Maio em Constância. Não resisti...


"Escrito por P.M.
O Centro de Karate Shotokan da ANAM iniciou a sua actividade em Outubro de 2007, contando já com cerca de meia centena de praticantes. As aulas a cargo do Sensei João Cardiga são mais um sucesso que a autarquia tem apoiado e que tem vindo a encher de orgulho o nosso concelho.
No dia 29 de Maio decorreu, na histórica vila de Constância, mais um torneio interno desta associação, onde os Karatecas da Sertã puderam demonstrar todas as aquisições técnicas, nas provas de Kata e Kumite, nos diferentes escalões.
O Torneio teve a participação de mais de 100 atletas de diferentes idades, dos Dojos (Abrantes, Benfica do Ribatejo, Constância, Odivelas, Sardoal, Sertã e Tomar). Os atletas da Sertã tiveram um brilhante desempenho."

in: http://www.pinhaldigital.com/201006032973/Desporto/torneio-interno-anam-constancia.html

Mais uma vez, temos que atribuir a responsabilidade destes eventos ao nosso responsável técnico - o Sensei João Cardiga.

OSS

Sensei's que ficaram na história do Shotokan

Durante alguns dias, vou aqui apresentar fotos e videos de Grandes Mestres que ficaram na história do Shotokan Karate-Do. Não quer dizer que a ordem de apresentação seja do mais "famoso" para o menos "famoso". Caso alguém queira ver aqui algum Sensei que ache marcante na sua "carreira" de karateca, não exitem em pedir... faremos a vontade.
Hoje, vou dar o conhecer o Sensei Taiji Kase. Espero que gostem do video desde grande Senhor do Karate Shotokan.

OSS...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estágios\Exames

Escrito por Sensei João Cardiga

Estamos a chegar rápidamente às datas dos nossos Exames e Estágios.
É o culminar de todo um trabalho em que os nossos alunos mostram publicamente o que aprenderam, seja no estágio, seja de uma forma mais formal, nos exames.
Toda a ilusão de um ciclo que se encerra e de um novo ciclo que se abre, criam novas expectativas, abrindo-se novas fronteiras com mais obstáculos. São esses obstáculos que nos fazem crescer e atingir metas para as quais nunca imaginámos ultrapassar.
Toda a equipa técnica desta associação conta com o sucesso de todos.
DATAS E LOCAIS DOS EXAMES E ESTÁGIO
Odivelas: 18,19 e 20 de Junho
Sertã: 9,10 e 11de Julho

NijuKun



NIJUKUN

Nijukun é a tábua dos mandamentos do Karateka, ilustra as suas atitudes perante a prática do Karaté. O objectivo é que o Karateka se torne num conjunto, em perfeita harmonia com o espírito e corpo.

1. O Karaté inicia e termina com saudação.
2. Não há primeiro ataque em Karaté.
3. Karaté é uma ajuda para a justiça.
4. Controla-te primeiro antes de queres controlar os outros.
5. Primeiro espírito, técnica segundo.
6. Está sempre pronto para libertar a mente.
7. Acidentes acontecem por causa da negligência.
8. Não pensar que o treino de Karaté se limita apenas ao Dojo.
9. Vai ser preciso toda a vida para aprender Karaté, não há limite.
10. Insere o Karaté no teu dia-a-dia e encontrarás os "Myo" (segredos subtis).
11. O Karaté é semelhante à água quente, se não a aqueceres constantemente, arrefece.
12. Não pensar que tens de vencer, pensar antes que não tens de perder.
13. A vitória depende da tua habilidade de distinguir os pontos vulneráveis dos invulneráveis.
14. Lutar de acordo de como te moves com e sem guarda (move-te de acordo com o teu oponente).
15. Pensa nas tuas mãos e pés como espadas.
16. Quando sais de casa, pensa que tens numerosos oponentes à tua espera. É o teu comportamento que pode convidar a problemas vindo deles.
17. Principiantes devem dominar as posições baixas, posições naturais do corpo é para avançados.
18. Praticar as formas (Katas) é uma coisa, envolver-se em combate real é outra.
19. Não esquecer de aplicar correctamente: força e suavidade do poder, alongamento e contracção do corpo e lentidão e velocidade das técnicas.
20. Pensar sempre em modos de como viver com estas regras todos os dias.
Todo e qualquer karateca que respeite e goste do karate na sua vertente mais tradicional, respeita e compreende estas regras.
OSS

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Acerca do Karaté...




Muito mais do que um desporto de combate, como à primeira vista pode parecer, o Karaté é uma Arte, através da qual o praticante vai desenvolvendo determinadas capacidades físicas, mentais e morais nomeadamente a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, o auto controlo, a auto crítica, a força de vontade, o respeito pelo próximo, etc.
A prática do Karaté, deve ser um meio de estabelecer o equilíbrio e a harmonia dentro de nós próprios e com os outros, tal como afirmou o fundador do Karaté moderno:
Sensei Gichin Funakoshi: "O objectivo do Karaté não reside na vitória ou derrota, mas sim, no aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes."
A juventude mostra muito interesse pelo Karaté, tal é o seu valor como desporto, a par da sua fácil aprendizagem. A sua prática, estimula a coragem, desperta confiança, dá agilidade, resistência e estimula o raciocínio. Não existe perigo no treino de Karaté, podemos afirmar com toda a certeza e conhecimento de causa. Os riscos são mínimos, é mais fácil o atleta aleijar-se praticando futebol do que no treino de Karaté, escrevo baseado em dados concretos não só pelos seguros desportivos mas também pelas estatísticas. As técnicas são defendidas antes de atingir o alvo, motivo pelo qual é possível o treino com parceiro.
Partimos do princípio que, quem aprende Karaté jamais se antecipa a um ataque, quando o desporto é usado como método de defesa pessoal. A cortesia, a educação e o respeito ao próximo é filosofia do Karaté. Hoje a calosidade e deformação das mãos e dos pés, foram abolidas, pois chegou-se à conclusão que produzia diminuição da perícia e delicadeza dos movimentos.
O Karaté educa para a vida prática, desenvolve o físico e o intelecto, multiplicando a agilidade e destreza. Tornando o jovem calmo, seguro e confiante.
OSS

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dojo-Kun




Dojo-Kun; quantos de nós karatecas, não se perguntou muitas vezes o que é o "Dojo-Kun". Pois é, não é mais do que um conjunto de 5 máximas pelas quais o karateca se deve reger. Passo a explicá-las uma a uma:




· Carácter: Esforçar para perfeição do carácter SHITOTSU: JINKAKU KANSEI ni TSUTOMURU KOTO
Nesta máxima são englobadas aquelas qualidades que devem ser desenvolvidas com a prática do Karaté. Como sejam a humildade, o espírito aberto, a perseverança, a generosidade e a nobreza de actos.


· Sinceridade: Proteger o caminho da verdade SHITOTSU: MAKOTO no MICHI o MAMORU KOTO
Esta máxima tem um significado simples mas importante. Assim tanto a receber treino, como a dá-lo devemos ser honestos, de uma clareza e de uma limpidez a toda a prova, de maneira que o Karaté que praticamos seja um espelho perfeito do que nós somos na realidade.

Esforço: Encorajar o espírito de esforço SHITOTSU: DORYOKU no SEISHIN o YASHINAU KOTO
Os esforços mais proveitosos ocasionam um certo sofrimento ao individuo.
Todo o treino, prolongado é fatigante. Se, se aumentarem os factores de dificuldade dos exercícios, se se prolongar a sua duração, chega-se certamente a que o individuo ultrapasse o limiar da simples fadiga e penetre no domínio do sofrimento. Aquele que verdadeiramente quer obter um resultado positivo é obrigado a submeter-se a um treino intenso, este deve ir até ao limiar das suas forças. Somente por este preço se conseguirá um esforço produtivo. É pois o único meio de atingir os cumes do Karaté.

Etiqueta: Respeitar as regras de etiqueta e do espirito de rei SHITOTSU: REIGI o OMONZURU KOTO
Significa cortesia, amabilidade, respeito pelos adversários, pelos professores e pelo Dojo.

Controlo: Evitar os momentos de impetuosidade SHITOTSU: KEKKI no YU o IMASHIMURU KOTO
A procura do domínio do corpo obriga o Karateca a por a si mesmo o problema do auto controlo. É indispensável para fazer face às necessidades de um combate, não perder os seus meios. Conservar um auto domínio rigoroso e imperativo da qual o Karateca consciencioso não pode pensar sequer em se abstrair.
Este domínio é tanto melhor e mais importante quando ele vier a ser submetido a um treino duro, mais perigoso e mais esgotante. O controlo produz a calma necessária e a precisão indispensável ao cumprimento de todo o movimento do combate. Do auto controlo depende a precisão do gesto e da precisão resulta a eficácia. Sem auto controlo nem auto domínio não se podem obter grandes resultados.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dar a conhecer o CKS Abrantes



Muitos de vós, ainda não teve oportunidade de treinar no nosso Dojo, mas estamos sempre prontos a receber os amigos.


Como nem toda a gente tem disponibilidade de nos visitar, vou-vos aqui dar a conhecer um pouco das instalação do nosso Dojo, na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes.


A espaço pincipal é este, onde habitualmente treinamos;







Aqui, fica fotos do espaço que temos também á disposição, um espaço mais pequeno, mas com excelentes condições;











O Dojo, como sabem é dirigido pelo Sensei David Cardoso, o nosso Mestre.




Mais uma vez, gostaria de vos convidar a vir treinar conosco. Relembro que treinamos todas as Segundas e Quartas das 19 as 19:50.


Aparecam que serão bem recebidos.


OSS






segunda-feira, 31 de maio de 2010

A origem do KARATE-GI

Ontem ao inicio do treino, entra no Dojo, uma Karateca, com uma pulseira no braço; o Sensei logo a advertiu para a tirar e explicou-lhe o que deveria apenas utilizar na práctica do Karate.
Daí surgiu uma dúvida, para muitos, comum - Qual o origem do Karate-Gi?

Logo, prontamente o Sensei David, como a sua sabedoria e calma características, passou a explicar. Houve quem não conseguisse perceber tudo ou talvez não tenha percebido algumas partes, e por isso resolvi fazer os meus "trabalhos de casa".

Cá vai o que encontrei acerca do assunto, que mais se pareceu com o que o Sensei David explicou:

"O pensamento ocidental é de que o Kimono é uma coisa antiga dentro da tradição Japonesa.Entretanto, somente em 17 de maio de 1921, quando o Mestre Jigoro Kano convidou ao mestre Funakoshi para ir ao seu Dojô o Kodokan para que fizesse a apresentação do Karate-Jutsu de Okinawa, foi que o Karate-gi surgiu como vestimenta de treinamento no Karatê. Anterior a essa época não havia nada preestabelecido como vestimenta para o treinamento no Karatê. Esta não era uma vestimenta que se utilizava exclusivamente nos treinamentos quotidianos. O mestre Funakoshi adquiriu uma peça de algodão branco na casa de um comerciante de Kanda sendo ele próprio, Funakoshi, que confeccionou o traje a mão, evidentemente copiado do traje de Judô. Gima havia preparado sua vestimenta, porém no dia da demonstração o Mestre lhe entregou o kimono confeccionado com suas próprias mãos na noite anterior, dizendo-lhe, no momento de entregá-lo: É possível que façamos algumas formas de combate e não seria harmonioso cada um usar uma cor diferente.Deduzimos assim que o primeiro Karate-gi branco data de 1921, não tendo sido usado antes como uma roupa convencional para a prática do Karatê. Antes do seu surgimento, se treinava com roupas comuns ou calças curtas, e dorso nu, temos que ter em conta que o clima em Okinawa era quente, não sendo igual ao de Tóquio. Assim o Kimono branco se converteu progressivamente em um artigo habitual para o uso do Karatê, tornando-se mais tarde a vestimenta oficial, tendo sido introduzida em Okinawa como uma nova forma de tradição.

Fonte: http://www.karateguipuzcoa.com/estilos/Shotokan.asp

Espero que tenha sido esclarecedor para todos.

OSS

Significado do "Tigre Shotokan"

Quantos de nós não nos perguntámos a nós mesmos o significado do "Tigre Shotokan"? O porque deste animal e não outro?





Na minha opinião, o tigre é um animal com um temperamento forte e com um olhar sempre penetrante e atento - o que define o nosso estilo de karate.







Se nos depararmos, pelo menos os praticantes de karaté shotokan, com o símbolo do tigre reproduzido na imagem acima, logo reconhecemos que é o tigre do estilo Shotokan.
Tal como alguns de vós, já me interroguei sobre a origem deste símbolo, daí ter pesquisado na Internet sobre a sua origem e significado.
Segundo as referências encontradas, o tigre foi pintado por um grande artista japonês, Hoan Kosugi. Este artista é considerado um dos maiores impulsionadores do karaté no Japão, tendo sido uma das pessoas que convencerão o mestre Funakoshi a transmitir os seus conhecimentos sobre esta arte.
Hoan Kosugi não só convenceu o mestre Funakoshi a ensinar Karaté, mas também o levou a escrever um livro para que deste modo os seus conhecimentos ficassem registados. É na sequência deste livro, “Karate-Do Kyohan”, que Kosugi pinta o tigre [Toro (tigre) No Maki (rolo ou enrolado)], o qual é oferecido ao grande mestre para servir de ilustração na capa do seu livro representando força e coragem.
Para finalizar as letras junto à cauda do tigre, que muitos se interrogam sobre o seu significado, são a assinatura do artista. Espero que assim tenha “matado a curiosidade” a alguns de vós.

Com um forte abraço a todos.

OSS!!

domingo, 30 de maio de 2010

Treinar Karate

Se gostam de karate, aproveitem e juntem-se a nós. Treinamos todas as Segundas e Quartas em Abrantes no ginásio da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes das 19 as 19:50.

Aqui fica um video de demonstração onde aparece o Sensei David Cardoso - o nosso mestre.

Se gostam do que viram, apareçam e treinem conosco...

OSS

sábado, 29 de maio de 2010

Cá vão mais umas fotos para animar...







Fotos\Videos do Torneio ANAM

Aproveito para publicar umas fotos e uns videos do Torneio ANAM que decorreu esta manhã em Constância...
Aqui (em cima) uma foto do Sensei David Cardoso (Instrutor da ANAM/CKS Abrantes) a arbitrar...
Uma foto do "melga" (António Bento).

O CKS de Abrantes, consegiu neste torneio "amealhar" o 2º Lugar em Kumite Femenino +16 anos pelas mãos da Catarina Oliveira. Aqui fica um vídeo da final.

De resto correu tudo pelo melhor, foi uma boa manhã de convívio entre atletas de Karate, onde reinou a boa disposição e a camaradagem. A adesão do CKS de Abrantes foi razoável, mas poderia ter sido bem melhor...

OSS

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O que é o Karate Shotokan e a JKA


Para quem gosta realmente de karate, deixo aqui um vídeo onde aparecem Mestres bastante conhecidos da maior parte de nós. Dá um pouco a conhecer a JKA. Espero que gostem...

OSS

Torneio ANAM em Constância

Decorrerá no próximo dia 29 de Maio, no Pavilhão Desportivo de Constância, apartir das 9 da manhã, o torneio interno da ANAM, onde desde já gostaria de convidar à participação de todos.

Decorrerão provas de KATA e KUMITE.

As entradas são livres, e este torneio irá servir principalmente para a confraternização entre atletas.

Apareçam e tragam um amigo ou dois...

OSS

Abertura de Blogue

Estou a criar este Blogue para que sejam aqui dadas todas as notícias, informações, sugestões, etc, acerca do CKS de Abrantes e de toda e qualquer notícia relacionada com a ANAM e acerca de Karaté.

Espero pelo acompanhamento de todos e que todos participem neste Blogue que pretende ser o "Dojo Virtual" do CKS de Abrantes.

Um abraço a todos:

OSS