segunda-feira, 31 de maio de 2010

A origem do KARATE-GI

Ontem ao inicio do treino, entra no Dojo, uma Karateca, com uma pulseira no braço; o Sensei logo a advertiu para a tirar e explicou-lhe o que deveria apenas utilizar na práctica do Karate.
Daí surgiu uma dúvida, para muitos, comum - Qual o origem do Karate-Gi?

Logo, prontamente o Sensei David, como a sua sabedoria e calma características, passou a explicar. Houve quem não conseguisse perceber tudo ou talvez não tenha percebido algumas partes, e por isso resolvi fazer os meus "trabalhos de casa".

Cá vai o que encontrei acerca do assunto, que mais se pareceu com o que o Sensei David explicou:

"O pensamento ocidental é de que o Kimono é uma coisa antiga dentro da tradição Japonesa.Entretanto, somente em 17 de maio de 1921, quando o Mestre Jigoro Kano convidou ao mestre Funakoshi para ir ao seu Dojô o Kodokan para que fizesse a apresentação do Karate-Jutsu de Okinawa, foi que o Karate-gi surgiu como vestimenta de treinamento no Karatê. Anterior a essa época não havia nada preestabelecido como vestimenta para o treinamento no Karatê. Esta não era uma vestimenta que se utilizava exclusivamente nos treinamentos quotidianos. O mestre Funakoshi adquiriu uma peça de algodão branco na casa de um comerciante de Kanda sendo ele próprio, Funakoshi, que confeccionou o traje a mão, evidentemente copiado do traje de Judô. Gima havia preparado sua vestimenta, porém no dia da demonstração o Mestre lhe entregou o kimono confeccionado com suas próprias mãos na noite anterior, dizendo-lhe, no momento de entregá-lo: É possível que façamos algumas formas de combate e não seria harmonioso cada um usar uma cor diferente.Deduzimos assim que o primeiro Karate-gi branco data de 1921, não tendo sido usado antes como uma roupa convencional para a prática do Karatê. Antes do seu surgimento, se treinava com roupas comuns ou calças curtas, e dorso nu, temos que ter em conta que o clima em Okinawa era quente, não sendo igual ao de Tóquio. Assim o Kimono branco se converteu progressivamente em um artigo habitual para o uso do Karatê, tornando-se mais tarde a vestimenta oficial, tendo sido introduzida em Okinawa como uma nova forma de tradição.

Fonte: http://www.karateguipuzcoa.com/estilos/Shotokan.asp

Espero que tenha sido esclarecedor para todos.

OSS

Sem comentários:

Enviar um comentário