quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dojo-Kun




Dojo-Kun; quantos de nós karatecas, não se perguntou muitas vezes o que é o "Dojo-Kun". Pois é, não é mais do que um conjunto de 5 máximas pelas quais o karateca se deve reger. Passo a explicá-las uma a uma:




· Carácter: Esforçar para perfeição do carácter SHITOTSU: JINKAKU KANSEI ni TSUTOMURU KOTO
Nesta máxima são englobadas aquelas qualidades que devem ser desenvolvidas com a prática do Karaté. Como sejam a humildade, o espírito aberto, a perseverança, a generosidade e a nobreza de actos.


· Sinceridade: Proteger o caminho da verdade SHITOTSU: MAKOTO no MICHI o MAMORU KOTO
Esta máxima tem um significado simples mas importante. Assim tanto a receber treino, como a dá-lo devemos ser honestos, de uma clareza e de uma limpidez a toda a prova, de maneira que o Karaté que praticamos seja um espelho perfeito do que nós somos na realidade.

Esforço: Encorajar o espírito de esforço SHITOTSU: DORYOKU no SEISHIN o YASHINAU KOTO
Os esforços mais proveitosos ocasionam um certo sofrimento ao individuo.
Todo o treino, prolongado é fatigante. Se, se aumentarem os factores de dificuldade dos exercícios, se se prolongar a sua duração, chega-se certamente a que o individuo ultrapasse o limiar da simples fadiga e penetre no domínio do sofrimento. Aquele que verdadeiramente quer obter um resultado positivo é obrigado a submeter-se a um treino intenso, este deve ir até ao limiar das suas forças. Somente por este preço se conseguirá um esforço produtivo. É pois o único meio de atingir os cumes do Karaté.

Etiqueta: Respeitar as regras de etiqueta e do espirito de rei SHITOTSU: REIGI o OMONZURU KOTO
Significa cortesia, amabilidade, respeito pelos adversários, pelos professores e pelo Dojo.

Controlo: Evitar os momentos de impetuosidade SHITOTSU: KEKKI no YU o IMASHIMURU KOTO
A procura do domínio do corpo obriga o Karateca a por a si mesmo o problema do auto controlo. É indispensável para fazer face às necessidades de um combate, não perder os seus meios. Conservar um auto domínio rigoroso e imperativo da qual o Karateca consciencioso não pode pensar sequer em se abstrair.
Este domínio é tanto melhor e mais importante quando ele vier a ser submetido a um treino duro, mais perigoso e mais esgotante. O controlo produz a calma necessária e a precisão indispensável ao cumprimento de todo o movimento do combate. Do auto controlo depende a precisão do gesto e da precisão resulta a eficácia. Sem auto controlo nem auto domínio não se podem obter grandes resultados.

2 comentários:

  1. Vê se cada vez mais desaparacer o espito do karate baseado nestas 5 maximas, muitos atletas não fazem ideia o que é o dojo kun, as saudacões no inicio e no fim dos treinos ja não são com eram, não deixem desaparecer o que de melhor no karate. OSS

    ResponderEliminar
  2. Agradeço desde já o comentário e aproveito para dizer que não poderia ser mais acertado. Hoje em dia muitos dos atletas, não têm a minima noção do Dojo-Kun - a essencia do karaté tradicional. Muitos deles apenas querem competição e nada mais; "esqueçem" a origem do karate tradicional. Esse sim, é o que mais gosto e sigo... OSS

    ResponderEliminar