quinta-feira, 3 de junho de 2010

Acerca do Karaté...




Muito mais do que um desporto de combate, como à primeira vista pode parecer, o Karaté é uma Arte, através da qual o praticante vai desenvolvendo determinadas capacidades físicas, mentais e morais nomeadamente a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, o auto controlo, a auto crítica, a força de vontade, o respeito pelo próximo, etc.
A prática do Karaté, deve ser um meio de estabelecer o equilíbrio e a harmonia dentro de nós próprios e com os outros, tal como afirmou o fundador do Karaté moderno:
Sensei Gichin Funakoshi: "O objectivo do Karaté não reside na vitória ou derrota, mas sim, no aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes."
A juventude mostra muito interesse pelo Karaté, tal é o seu valor como desporto, a par da sua fácil aprendizagem. A sua prática, estimula a coragem, desperta confiança, dá agilidade, resistência e estimula o raciocínio. Não existe perigo no treino de Karaté, podemos afirmar com toda a certeza e conhecimento de causa. Os riscos são mínimos, é mais fácil o atleta aleijar-se praticando futebol do que no treino de Karaté, escrevo baseado em dados concretos não só pelos seguros desportivos mas também pelas estatísticas. As técnicas são defendidas antes de atingir o alvo, motivo pelo qual é possível o treino com parceiro.
Partimos do princípio que, quem aprende Karaté jamais se antecipa a um ataque, quando o desporto é usado como método de defesa pessoal. A cortesia, a educação e o respeito ao próximo é filosofia do Karaté. Hoje a calosidade e deformação das mãos e dos pés, foram abolidas, pois chegou-se à conclusão que produzia diminuição da perícia e delicadeza dos movimentos.
O Karaté educa para a vida prática, desenvolve o físico e o intelecto, multiplicando a agilidade e destreza. Tornando o jovem calmo, seguro e confiante.
OSS

Sem comentários:

Enviar um comentário